segunda-feira, 30 de maio de 2011

O cinema em formato "Download"

Neste trabalho das novas tecnologias, em que o tema principal será o cinema, pode-se ver como nasceu e como foi evoluindo até aos dias de hoje.
O desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana, seguiu-se o jogo de sombras do teatro de marionetes um dos mais remotos precursores do cinema, a projecção em telas de linho de figuras humanas e de animais tendo como personagens príncipes, guerreiros e dragões.
Este teve várias inovações desde o domínio fotográfico a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos, já nos anos trinta foi o cinema sonoro a grande revelação, foi um período de transição de novos caminhos, o filme falado passará a chegar a grandes audiências. Os anos oitenta foram uma década reveladora, pelo grande volume de produções a diversidade.
Misturam-se géneros e linguagens, o vídeo e a televisão entram em força no reino do cinema.
A televisão revolucionou o mundo, é o meio de comunicação com maior penetração e importância, mesmo depois da popularização da Internet.

Sempre que sai um filme novo em formato de DVD este não sai em todo o mundo, pois os editores destes dividiram o mundo em seis zonas, este só pode ser comercializado depois de ter sido exibido no cinema.

O download tem benefícios pois pode aceder-se alguns filmes, é só copiar e fica-se com o filme que se quer sem qualquer custo e sem ter que sair de casa. Mas há prejuízos, pode trazer vírus, e legalmente é proibido descarregar qualquer coisa que viole os direitos de autor. Hoje em dia esta muito em voga o YouTube, este é um site que permite que seus utilizadores carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.
Clique na imagem para navegar no Youtube
O Youtube hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.

Veja uma notícia sobre os prejuízos dos downloads para a indústria do cinema aqui


O cinema é hoje e cada vez mais, muito real!

Neuza

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Jogos on-line

Jogos para todas as idades?

Há uns anos atrás os jogos eram considerados entretenimento para crianças e principalmente adolescentes.

Mas os tempos mudaram e foi principalmente com o sucesso da Playstation que o mundo se foi apercebendo que as faixas etárias que mais jogavam até eram entre os 20-35 anos.

Hoje em dia apesar de ainda haver alguma "discriminação" (excepto no Japão claro...) em relação aos "Marios", "Raymans" e afins, os jogos já são feitos a pensar em todos os públicos e muitas vezes no público mais adulto.

E em poucos anos a indústria dos videojogos tornou-se tão rentável como o cinema e afins... aliás desde que se iniciou esta "crise" mundial que se nota mais isso... porque a indústria dos jogos não pára de crescer! 

Um exemplo da evolução dos jogos é sem dúvida o caso de sucesso do Super Mário

 Super Mário

O bigodudo mais amado dos jogos
 Tudo começou em 1980 quando Shigeru Miyamoto, criador da maior parte dos jogos da Nintendo, desenvolveu um jogo chamado Donkey Kong, onde Mario aparece pela primeira vez como o “Jumpman”, um carpinteiro que tinha como missão salvar Pauline, a namorada do gorila Donkey Kong. Após perceberem que o “Jumpman” parecia Mario Segali, um italiano funcionário da Nintendo em Nova York, ele recebeu o nome de Mário, pelo qual é conhecido até hoje.

Com o lançamento de Mario Bros, aparece Luigi, o irmão de Mario, que deixa de ser um carpinteiro e passa a ser um canalizador, para depois se tornar um super-herói em Super Mario World. Assim, Mario passou a ser a mascote da Nintendo e tornou-se mundialmente famoso, ganhando uma ampla gama de jogos premiados pelos irmãos Mario, como Mario Kart, Mario RPG, Dr. Mario, Mario Golf, etc.
 Jogos online 


Experimente!
(clique na imagem para jogar)


André

Escola Virtual

Quem não se lembra de alguns dos seus manuais escolares?
Manual escolar dos anos 60
Mas hoje os manuais escolares já são também tecnologia, veja-se por exemplo as novas possibilidades para os alunos invisuais...

Por intermédio de um sistema que permite sincronizar som, texto e imagens, foram concebidos compêndios digitais que utilizam o formato multimédia Daisy com o programa de leitura de livros falados EaseReader, permitindo não só a audição do texto através da placa de som do computador, como, aos alunos com baixa visão, a sua leitura em caracteres ampliados. Este processo, inovador e inédito, inclui ainda a tradução completa para português de todos os menus do software.
Consoante os pedidos dos alunos (do 7º ao 12º ano de escolaridade), o Ministério da Educação selecciona os manuais a produzir, a Porto Editora cede gratuitamente os textos correspondentes em formato digital e a Fundação Vodafone Portugal financia integralmente os custos de produção das
respectivas matrizes, 100 mil euros no total. Os vários manuais serão posteriormente doados aos alunos cegos ou com baixa visão que frequentem estabelecimentos de ensino reconhecidos pelo Ministério de Educação.
Lançado em Julho de 2005, este projecto conta já com resultados apreciáveis: em Fevereiro de 2007 tinham sido produzidas 25 matrizes, entre as quais Os Lusíadas, Os Maias, Viagens na Minha Terra, uma gramática da língua inglesa, além de manuais das disciplinas de História, Ciências e Tecnologias da Informação. Estão já completas cerca de 40 matrizes, distribuídas a mais de 800 alunos cegos ou com baixa visão que frequentam o ensino até ao 12º ano de escolaridade.


Escola virtual

Organização, rapidez e facilidade de utilização são apenas algumas das vantagens da Escola Virtual. Um sistema que permite simplificar o processo de ensino, ao colocar a matéria em suportes e formatos mais estimulantes e adequados aos interesses dos alunos. Um bom exemplo do que foi dito é o da Porto Editora.

A Porto Editora é a maior editora portuguesa.


Com um catálogo extremamente diversificado, abrangendo as áreas da Educação, Referência e Literatura (ficção, não ficção, infanto-juvenil), a Porto Editora lidera também o sector da edição digital de conteúdos educativos, lúdico-educativos e de referência em Língua Portuguesa.


Qualidade editorial, inovação, dinamismo, rigor e sustentabilidade são os traços que distinguem a
Porto Editora.

Missão: Promover o desenvolvimento educacional, cultural e civilizacional português, através da oferta de produtos editoriais da educação à literatura, nas mais diversas plataformas físicas e digitais.

Visão: Inspirar o desejo de ler e aprender abrindo caminho para o futuro, abrindo perspectivas, alargando horizontes, despertando a mente para o conhecimento.


O e-manual


Os manuais são hoje em dia apenas uma parte dos conteúdos disponíveis em rede para os alunos. A tecnologia veio trazer novas possibilidades a alunos e professores. Resta saber se isso traz benefícios à aprendizagem! Como mãe julgo que os miúdos têm hoje mais razões para gostar de aprender… Não sei é se aprendem mais!

Sandra

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O rádio e a internet

Com a popularização da internet muitas empresas criaram o seu espaço na rede, e com as emissoras de rádio não foi diferente. 

Os sites das rádios, que no início eram apenas players das emissoras, se modificaram e estão virando verdadeiros portais. Hoje disponibilizam para os ouvintes conteúdo não só através da música, mas vídeos dos artistas, clipes de música, reportagens, imagens ao vivo do estúdio, letras das músicas e informações sobre shows. 

A velocidade com que a sociedade vive hoje em dia não diminui a sua necessidade de informação, e as rádios na internet também funcionam como filtros de informação e conteúdo. O alcance de uma Rádio Web é ilimitado, afinal, em qualquer lugar do planeta, com acesso à internet. Um bom exemplo é o site Cotonete.

Cotonete - Música e Rádios Online

Crie a sua rádio no Cotonete. Escolha estilos, artistas, ou musicas. Oiça a Rádio Comercial, M80, Cidade FM rádio online, cidade FM, rádios online, rádio, rádio Cotonete.

As Rádios de Artistas do Cotonete vão dar a ouvir ainda mais música!

Basta pesquisar o artista da sua preferência e clicar para ouvir!
As músicas do seu artista preferido e de todos os artistas com este relacionados à distância de um clique! 

Venha ouvir e continue a clicar por mais! 

Clique aqui para visitar o site.

Um dos recursos interessantes do site é o Top Cotonete, que apresenta as 50 músicas mais ouvidas por todos os utilizadores nas suas rádios. (Clique na imagem para ver)


 Um outro recurso é a possibilidade de criar a sua própria rádio. (clique na imagem para ver)

 Bia

Um museu sem paredes!

Os museus são espaços que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos. Estes espaços guardam corpo através de imagens, formas, sons e cores. Os museus são pontes do passado com o presente.

Um bom exemplo é o Palácio Nacional da Pena em Sintra


Experimente a visita virtual aqui, clique sobre os pontos vermelhos no mapa.

Um outro museu muito interessante é o do Guggenheim em Bilbao, na verdade trata-se de um dos museus Guggenheim. Existem também os de Nova York, Veneza, Berlim e Abu Dhabi.

Experimente uma das visitas interactivas aqui.

Um museu é um espaço de sonho, onde nos é permitido viajar no tempo e no espaço, mas sobretudo é uma forma de conhecermos as nossas origens e a nossa história.

Há quem defenda que com a evolução os museus têm tendência a acabar mas eu defendo que, estes museus são importantes e que precisam ser preservados. Porque apesar de hoje já se conseguir visitar os museus on-line, o que é sem dúvida muito bom em especial para quem não se pode deslocar ao espaço.

Com a evolução tornou-se imperativo a remodelação e modernização dos museus. A maioria dos museus que existem já disponibilizam recursos online  e interactivos.

Ana Cristina

O museu à distância de um clique

Um museu é, na definição do International Council of Museums (ICOM, 2001), uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade".

O museu virtual é um mundo de sonho, conhecido como museu online, museu electrónico, museu digital.
Através de museu virtual temos a possibilidade de viajar para ver arte, sem sair de casa, visitar as antiguidades, admirar as culturas, permite escolher a perspectiva com que quer explorar o museu.
Torna-se assim muito mais fácil, adquirir conhecimento e cultura de outras nações sem gastar dinheiro

Exemplos de dois museus que 'evoluíram' do seu formato tradicional para o mundo digital.

Museu do Louvre
Mona Lisa No Museu do Louvre

O Museu do Louvre, em Paris, tem uma das colecções de arte mais ricas do mundo. Encontram-se nela representados todos os períodos da arte europeia até ao Impressionismo.
 
O museu é um vasto complexo de 200 000 m2 que compreende sete departamentos, dedicados a antiguidades egípcias, orientais, gregas e romanas, escultura, pintura e desenho. Alberga uma magnífica colecção de pintores europeus como Leonardo da Vinci, Rafael, Rubens, Rembrandt, Vermeer e Goya, entre muitos outros. Contém obras-primas da Renascença italiana e do período barroco. Encontram-se expostos objetos de arte medieval, renascentista e moderna, bem como os tesouros dos reis franceses.

 No departamento de antiguidades orientais encontra-se uma importante da colecção de arte da Mesopotâmia.

 Faça a visita virtual no site do museu

Museu Nacional da Arte Antiga
Paineis de São Vicente no Museu Nacional de Arte Antiga

O Museu Nacional de Arte Antiga é o mais importante museu de arte dos séculos XII a XIX em Portugal. Inclui colecções de pintura, escultura, desenho e artes decorativas, maioritariamente europeias, e também orientais representativas das relações que se estabeleceram entre a Europa e o Oriente na sequência das viagens dos descobrimentos iniciadas no século XV, de que Portugal foi nação pioneira.
O museu encontra-se localizado em Lisboa, num palácio do século XVII, construído para os condes de Alvor, também conhecido como Palácio de Alvor-Pombal.

Faça a visita virtual no site do museu

Mónica