quinta-feira, 26 de maio de 2011

Escola Virtual

Quem não se lembra de alguns dos seus manuais escolares?
Manual escolar dos anos 60
Mas hoje os manuais escolares já são também tecnologia, veja-se por exemplo as novas possibilidades para os alunos invisuais...

Por intermédio de um sistema que permite sincronizar som, texto e imagens, foram concebidos compêndios digitais que utilizam o formato multimédia Daisy com o programa de leitura de livros falados EaseReader, permitindo não só a audição do texto através da placa de som do computador, como, aos alunos com baixa visão, a sua leitura em caracteres ampliados. Este processo, inovador e inédito, inclui ainda a tradução completa para português de todos os menus do software.
Consoante os pedidos dos alunos (do 7º ao 12º ano de escolaridade), o Ministério da Educação selecciona os manuais a produzir, a Porto Editora cede gratuitamente os textos correspondentes em formato digital e a Fundação Vodafone Portugal financia integralmente os custos de produção das
respectivas matrizes, 100 mil euros no total. Os vários manuais serão posteriormente doados aos alunos cegos ou com baixa visão que frequentem estabelecimentos de ensino reconhecidos pelo Ministério de Educação.
Lançado em Julho de 2005, este projecto conta já com resultados apreciáveis: em Fevereiro de 2007 tinham sido produzidas 25 matrizes, entre as quais Os Lusíadas, Os Maias, Viagens na Minha Terra, uma gramática da língua inglesa, além de manuais das disciplinas de História, Ciências e Tecnologias da Informação. Estão já completas cerca de 40 matrizes, distribuídas a mais de 800 alunos cegos ou com baixa visão que frequentam o ensino até ao 12º ano de escolaridade.


Escola virtual

Organização, rapidez e facilidade de utilização são apenas algumas das vantagens da Escola Virtual. Um sistema que permite simplificar o processo de ensino, ao colocar a matéria em suportes e formatos mais estimulantes e adequados aos interesses dos alunos. Um bom exemplo do que foi dito é o da Porto Editora.

A Porto Editora é a maior editora portuguesa.


Com um catálogo extremamente diversificado, abrangendo as áreas da Educação, Referência e Literatura (ficção, não ficção, infanto-juvenil), a Porto Editora lidera também o sector da edição digital de conteúdos educativos, lúdico-educativos e de referência em Língua Portuguesa.


Qualidade editorial, inovação, dinamismo, rigor e sustentabilidade são os traços que distinguem a
Porto Editora.

Missão: Promover o desenvolvimento educacional, cultural e civilizacional português, através da oferta de produtos editoriais da educação à literatura, nas mais diversas plataformas físicas e digitais.

Visão: Inspirar o desejo de ler e aprender abrindo caminho para o futuro, abrindo perspectivas, alargando horizontes, despertando a mente para o conhecimento.


O e-manual


Os manuais são hoje em dia apenas uma parte dos conteúdos disponíveis em rede para os alunos. A tecnologia veio trazer novas possibilidades a alunos e professores. Resta saber se isso traz benefícios à aprendizagem! Como mãe julgo que os miúdos têm hoje mais razões para gostar de aprender… Não sei é se aprendem mais!

Sandra

1 comentário: