segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Museu Virtual

O Museu virtual é um espaço virtual de mediação e de relação do património com seus usuários através da internet. É também conhecido como museu online, museu electrónico, hypermuseu, museu digital, cibermuseu ou museu na Web.
É um museu paralelo e complementar, que privilegia a comunicação como forma de envolver e dar a conhecer determinado património. Nesse sentido, os museus virtuais são aqueles que trabalham o património por meio de acções museológicas, mas que não necessariamente têm suas portas abertas ao público em seu espaço físico.


Museu Virtual da RTP 


A RTP apresentou em 16 de Março de 2009 o Museu Virtual da RTP, um projecto da responsabilidade do serviço museológico e documentação da estação pública de televisão e desenvolvido pela Wiz, empresa que ganhou o concurso para trabalhar este projecto.
Segundo declarou ao M&P Nuno Silva, gestor de projectos da agência, para o museu foi transportado os espólio da televisão, que remonta a 1956, e de rádio, que recua até aos anos 20, existente na RTP.

Numa primeira fase, explica o responsável, vai estar disponível a exposição virtual dos 50 anos da RTP, através da introdução de vídeos interactivos, onde serão mostradas 400 peças do museu da RTP, entre as quais rádios, televisores, aparelhagens e microfones, com toda a informação detalhada.

Outra das vertentes é introduzir programas de rádio organizados por temas e por décadas. Na área da televisão, estarão disponíveis formatos infantis, de ficção, recreativos, de desporto, festivais da canção, entre outros. (Veja aqui)

A componente de redes sociais também vai estar presente, através do Twitter e do Facebook, com funções de partilha.

Adaptado de: http://www.meiosepublicidade.pt/2009/03/16/arrancou-museu-virtual-da-rtp/

Visite o museu virtual aqui 

Júlia

3 comentários: