segunda-feira, 30 de maio de 2011

O cinema em formato "Download"

Neste trabalho das novas tecnologias, em que o tema principal será o cinema, pode-se ver como nasceu e como foi evoluindo até aos dias de hoje.
O desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana, seguiu-se o jogo de sombras do teatro de marionetes um dos mais remotos precursores do cinema, a projecção em telas de linho de figuras humanas e de animais tendo como personagens príncipes, guerreiros e dragões.
Este teve várias inovações desde o domínio fotográfico a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos, já nos anos trinta foi o cinema sonoro a grande revelação, foi um período de transição de novos caminhos, o filme falado passará a chegar a grandes audiências. Os anos oitenta foram uma década reveladora, pelo grande volume de produções a diversidade.
Misturam-se géneros e linguagens, o vídeo e a televisão entram em força no reino do cinema.
A televisão revolucionou o mundo, é o meio de comunicação com maior penetração e importância, mesmo depois da popularização da Internet.

Sempre que sai um filme novo em formato de DVD este não sai em todo o mundo, pois os editores destes dividiram o mundo em seis zonas, este só pode ser comercializado depois de ter sido exibido no cinema.

O download tem benefícios pois pode aceder-se alguns filmes, é só copiar e fica-se com o filme que se quer sem qualquer custo e sem ter que sair de casa. Mas há prejuízos, pode trazer vírus, e legalmente é proibido descarregar qualquer coisa que viole os direitos de autor. Hoje em dia esta muito em voga o YouTube, este é um site que permite que seus utilizadores carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.
Clique na imagem para navegar no Youtube
O Youtube hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.

Veja uma notícia sobre os prejuízos dos downloads para a indústria do cinema aqui


O cinema é hoje e cada vez mais, muito real!

Neuza

1 comentário: